segunda-feira, 18 de abril de 2011

Museu conta a história da tatuagem

Da próxima vez que passar pela Rua 24 de Maio, não vá apenas em direção à Galeria do Rock. Na barulhenta via também fica o Museu Tattoo Brasil, o único sobre tatuagem no país. Escondido no primeiro andar do Prédio Cadete Galvão, tombado como patrimônio histórico, ele divide espaço com um dos estúdios do tatuador Elcio Sespede, o Polaco. Colecionador, o paulistano de 49 anos cansou de guardar seu tesouro em caixas fechadas e criou um museu para incentivar a reflexão sobre a cultura da tatuagem.  

“Fiz bastante divulgação em 2004, quando inauguramos, mas é difícil bancar tudo sozinho. Quero construir um espaço maior, mais moderno e interativo. Estou à procura de patrocínios que apóiem o projeto e me ajudem na ampliação”, explica ele. Mesmo sem propaganda, o acervo do museu atrai em média 30 visitantes por mês. São mais de 460 peças, divididas em fotos, quadros, esculturas, réplicas e máquinas antigas. Um delírio para os fãs da arte de ilustrar o corpo.


 Entre os destaques estão pinturas e equipamentos de Lucky Tattoo, o primeiro tatuador profissional a chegar ao Brasil, em 1959. Aqui, o dinamarquês foi o introdutor de máquinas elétricas e tintas. Também merece atenção a coleção de máquinas encontradas em antigos presídios da Rússia – improvisadas com barbeadores, cordas de violão e seringas – e fotografias de múmias já tatuadas.

Os 28 anos de experiência no mundo das tattoos transformaram Polaco no melhor guia que os visitantes poderiam ter. Ele acompanhou de perto – e com agulhas em punho – a evolução da tatuagem no Brasil. A sociedade demorou a compreender o significado dessa forma de expressão milenar. “No começo não havia equipamento e nós tínhamos que improvisar. Fiz tentativas com motor de vitrola, barbeador, agulhas de cozer. Tinta, então, nem se fala”, lembra. Os primeiros clientes foram tribos punks, gangues como os Carecas do Subúrbio e prostitutas. A maioria das pessoas não gostava de tatuados, havia muito preconceito. “Chegavam a fazer o sinal da cruz quando entrávamos nos lugares”, diz Polaco.  

Só a partir dos anos 1990, com os primeiros festivais de tatuagem, a arte passou a ser encarada como capaz de imortalizar experiências, marcar conquistas e contar histórias. Segundo Polaco, hoje é mais difícil encontrar alguém que não seja tatuado do que o contrário. “Agora são os filhos que trazem os pais ao estúdio”. 

Museu Tattoo Brasil, Rua 24 de Maio, 225, 1º andar, tel. 3222-8049, www.polacotattoo.com.br. É preciso marcar antecipadamente o horário da visita. Grátis.

Fonte: Época

Pinta tudo!

4 comentários:

  1. The Tutu App download is the best app to Tutu Appdownload latest app and Apk for free so use now to TutuApp ios free App.many like to download new and update app so go and download fast now.

    ResponderExcluir
  2. The Bonfire Mod Apk 2021 The Bonfire Mod Apk Forsaken Lands is an idle survival simulation game where players build, discover, craft and survive.

    ResponderExcluir
  3. Tutuapp Android is one of the best app stores where you” ll get all the things for the best mode app. There are many multiple apps available in this field but this is the head of all the apps. In the world of apps if you download only one app which gives you all the things if you open it then it’s the best option.

    Pokemo GO Download

    ResponderExcluir